Times gaúchos encaram campeonatos brasileiros masculino e feminino neste final de semana
|Rodada decisiva na Tupi e início do Super Sevens Feminino
Este final de semana acontece uma pausa nas disputas estaduais, mas não é para descanso. É que neste sábado e domingo (24 e 25.09) clubes gaúchos se dedicam aos embates nacionais, tanto nos rugby XV quanto no sevens. Pelo Brasileiro da 1ª divisão, o Farrapos vai atrás da sua quarta vitória consecutiva. Para tanto, no sábado (24.09) às 15h40, encara o vice-líder do Super 8, o São José, na casa do adversário. Também no sábado, mas pela segunda divisão, tem rodada decisiva para a classificação. O San Diego recebe o Serra às 11h em Ivoti, buscando manter a invencibilidade, e o Charrua encara o Joaca em Santa Catarina a partir das 15h. Já as gurias do Charrua iniciam as disputas do Super Sevens Feminino, o Circuito Brasileiro da categoria, composto por quatro torneios. Os jogos do primeiro deles ocorrem em São José dos Campos (SP), iniciam às 8h e seguem até o domingo às 16h30. A estreia do Charrua está marcada para às 8h40 contra o Tsunami (SP).
Charrua é o RS na máxima competição do rugby sevens feminino nacional
Se tem gaúchos disputando as competições masculinas nacionais, também tem gaúchas no Circuito Brasileiro Feminino. As gurias do Charrua iniciam as disputas neste final de semana buscando representar bem o estado. Para tanto, contam com uma grande equipe e destaques como a eleita atual melhor jogadora do Brasil, Raquel Kochmann, e as integrantes da seleção brasileira Luiza Campos e Juliana Menezes.
As gaúchas estão no Grupo B, juntamente com SPAC (SP), BH Rugby (MG) e Tsunami (SP). O primeiro dos quatro torneios ocorre neste final de semana no CT Ange Guimera, em São José dos Campos (SP). Os próximos ocorrerão uma vez por mês até dezembro em São Paulo e em Curitiba.
Farrapos encara o vice-líder
Embalado pela grande vitória do último sábado, em cima do até então vice-líder Curitiba, o Farrapos vai a São Paulo buscando manter a sequencia de boas atuações e pontuações mas, desta vez, fora de casa. O desafio da nona rodada não é fácil, mas, no primeiro turno, os gaúchos superaram os paulistas por 27 x 15. A vitória é ainda mais importante na luta pela classificação. Caso some os quatro pontos e o Curitiba tropece diante do líder Desterro no Paraná, o Farrapos pode acabar a rodada ainda na quarta posição, mas encostado no clube paranaense.
Em busca da classificação na Taça Tupi
Situações bem diferentes vivem os gaúchos que se enfrentam pelo grupo C da segunda divisão do Brasileiro. Enquanto San Diego lidera, invicto, com duas vitórias, com grandes chances de classificação, o Serra está na lanterna sem pontuar. O outro gaúcho no grupo é o Charrua. Vice-líder, os índios encaram o Joaca em Florianópolis. Os gaúchos precisam dos pontos, pois essa é a última rodada da fase de grupos e classificam-se os primeiros colocados de cada grupo mais o melhor segundo posicionado nas três chaves.
Confira o rugby no final de semana:
Sábado (24.09)
Super 8 – 9ª rodada
São José x Farrapos
Horário: 15h40
Local: CT Ange Guimera (R.Walter Dellu – São José dos Campos/SP)
Árbitro: Henrique Platais
Taça Tupi – Última rodada de grupos
São Diego x Serra
Horário: 11h
Local: Centro Municipal Esportivo (R. Santa Maria, 810 – Ivoti/RS)
Árbitro: Giancarlo Bistrot
Joaca x Charrua
Horário: 15h
Local: Campus UFSC Fazenda da Ressacada (R. José Olímpio da Silva, 1.100 – Tapera/SC)
Árbitra: Amanda Macedônio
Super Sevens Feminino
8h40 – Charrua x Tsunami Rugby
11h20 – Charrua x BH Rugby
12h – Charrua x SPAC
Domingo eliminatórias a partir das 8h30.
Local: CT Ange Guimera (R.Walter Dellu – São José dos Campos/SP)
Texto: Nathália Ely/Travinha Esportes/FGR
Fotos: Farrapos: Susi Seitz
Charrua: L9 Pictures