Comunicado
|A FEDERAÇÃO GAÚCHA DE RUGBY-FGR, vem, por meio desta, manifestar-se sobre os fatos ocorridos no dia 20/09/2014, em Bento Gonçalves, entre os clubes Farrapos RC e Serra RC, em partida válida pela Semifinal da COPA RS.
No uso de suas atribuições estatutárias, caberá a FGR, juntamente com a Comissão Disciplinar, Conselho Administrativo analisar a súmula da partida redigida pelo árbitro da partida, bem como ouvir todos os envolvidos a fim de adotar medidas para responsabilizar os atletas envolvidos. Cabe a FGR avaliar e aplicar as sanções necessárias para manter o crescimento saudável do Rugby no RS.
A FGR repudia qualquer ato de violência ou não, seja dentro ou fora do campo, que atente contra os valores do Rugby (Integridade, Respeito, Disciplina, Paixão e Solidariedade). Cabe a FGR agir sobre o ocorrido e isso será feito com o devido rigor, mas ressaltamos que não compartilharemos de insultos, descréditos e qualquer outra forma de manifestação que não vise a solução dos problemas ocorridos.
A FGR tem plena ciência de suas competências em garantir a formação de Clubes e Atletas com o fiel cumprimento dos valores do esporte. Somos todos responsáveis pelo bom andamento do esporte no Estado do RS e no País e gostaríamos de lembrar que detalhes de hoje fazem a diferença no desenvolvimento do trabalho que se iniciou em 2001 e hoje se destaca em nível nacional.
Quanto aos vídeos publicados nas redes sociais, a FGR informa que não recebeu tais documentos ou arquivos, bem como jamais teria autorizado tais publicações. A FGR ressalta que se tratam de gravações independentes ou de arquivos editados dos quais a entidade não possui nenhuma responsabilidade. Ademais, cabe somente a FGR a analisar os documentos e arquivos que constarem nos procedimentos administrativos competentes, nos órgãos competentes, para aferir e imputar as medidas legais e estatutárias cabíveis, respeitado o direito a defesa e o devido processo legal dos envolvidos. Quaisquer atos que atentem contra a integridade desta instituição serão repudiados veementemente, inclusive com a adoção das medidas legais disponíveis.
Sem mais, informa-se que Conselho Administrativo, a Comissão Disciplinar e os clubes envolvidos vão se reunir na próxima quarta-feira (24/09), para conjuntamente deliberarem sobre os fatos. A FGR ressalta que não admitirá condutas no rugby gaúcho que atentem contra o “Espírito do Rugby”.
Lucas H. G. Toniazzo
Membro Conselho Administrativo FGR